Eleições2020

TRE precisa de 88 mil voluntários para as eleições municipais

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná iniciou uma campanha para atrair estudantes universitários, que desejam trabalhar nas eleições municipais deste ano como mesários voluntários.

O TRE estima que serão necessários 88 mil mesários para os dois turnos das eleições, além de mais 35 colaboradores. A coordenadora de comunicação do TRE, Rubiane Kreuz, qualquer estudante acima de 18 anos pode atuar como mesário.

“Todo eleitor acima de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral poderá ser convocado para atuar como mesário em seu município, preferencialmente em seu local de votação. Até o momento o TRE-PR tem aproximadamente 42 mil eleitores que já se voluntariaram para a função de mesário. A capacitação para os mesários será realizada pela primeira vez à distância, por conta da pandemia do coronavírus e os treinamentos terão inicio em setembro, conforme calendário de cada Cartório Eleitoral”.

Rubiane Kreuz destacou que o mesário voluntário pode se inscrever pela internet, inclusive pelo aplicativo e título, da Justiça Eleitoral. “Quem tiver interesse em ser mesário voluntário nessas eleições pode acessar o site www.tre-pr.jus.br e fazer a inscrição diretamente pelo site. E também como novidade, a pessoa pode se cadastrar como mesário voluntário a partir do aplicativo e-título. Uma vez inscrito como mesário voluntário, o eleitor deve aguardar o contato do Cartório Eleitoral”.

A Coordenadora de Comunicação do TRE lembrou que entre as vantagens, o voluntário da Justiça Eleitoral terá direito a dois dias de folga no trabalho, além do vale alimentação. “Todos os eleitores que forem convocados para atuar como mesário nas eleições municipais eles tem algumas vantagens previstas em lei. Eles tem direito a dois dias de folga por dia trabalhado, tem também um auxilio alimentação no dia da eleição. As faculdades conveniadas com a Justiça Eleitoral, concederão a partir de 20 horas extra curriculares, entre outros benefícios”.

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE, no Paraná serão necessários 88 mil mesários, além de 35 mil colaboradores para a realização dos dois turnos das eleições municipais.

Para estimular a participação dos jovens no processo eleitoral, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Tito Campos de Paula, lançou o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral.

Segundo o TRE, o objetivo é aumentar o número de mesários voluntários com o oferecimento de, no mínimo, 30 e 60 horas extracurriculares aos estudantes que trabalharem no primeiro ou nos dois turnos das eleições.

Podem aderir ao projeto todas as instituições de ensino superior do Estado, que serão agraciadas com o Selo Universidade Amiga da Justiça Eleitoral.

Os estudantes devem passar por treinamento virtual fornecido pela Justiça Eleitoral, desenvolvendo uma relação de parceria, troca de experiências e conhecimento.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios