Eleições2020

TRE estima mais de 30 mil candidaturas a vereador e prefeito neste ano

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estima que o Paraná vai ter mais de 30 mil candidatos a prefeito e a vereador nas próximas eleições, que estão agendadas para o dia 15 de novembro, em primeiro turno, e dia 29 de novembro, em segundo turno. As convenções partidárias, que vão escolher os candidatos de cada legenda vão começar na segunda-feira (31).

Uma das principais novidades na disputa é a ausência de coligações na disputa proporcional, ou seja, na corrida para o cargo de vereador. O partido terá que montar a sua chapa pura. Mas, para a chapa majoritária, que disputa o cargo de prefeito, as coligações estão liberadas.

Apenas em Londrina, o número de candidato deve passar de 700, quase o dobro de 2016. O desembargador Tito Campos de Paula, presidente do TRE Paraná, disse durante evento virtual sobre a preparação das eleições, que uma das grandes dificuldades será combater a disseminação de notícias falsas.

Tito Campos de Paula afirmou que o tribunal não terá condições de evitar as informações falsas entre os candidatos. As mentiras de um contra o outro devem ser tratadas dentro de processos jurídicos, instaurados e motivados pelas partes envolvidas.

Mas, o desembargador destacou que o eleitor deve procurar o Tribunal, para esclarecer dúvidas sobre notícias relacionadas ao processo eleitoral. “Seria totalmente irresponsável por parte do TRE dizer que ia criar algo para combater as fake news”.

Por Portal Paiquerê

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios