Saúde

Secretaria Estadual da Saúde do Paraná adota medidas de prevenção e controle em frigoríficos

Medidas de prevenção e controle da transmissão da covid-19, em indústrias de abate e processamento de carnes, foram estabelecidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná nesta semana. Existem aproximadamente 300 frigoríficos de diversos tamanhos e que empregam mais de 100 mil pessoas no Estado.

Entre as regras publicadas na Resolução está a obrigação de todas as indústrias instituírem um plano de contingência para prevenção, monitoramento e controle da transmissão do coronavírus. No plano devem constar ações a serem realizadas pelo Serviço Especializado em Engenharia e Segurança e em Medicina do Trabalho em articulação com a Vigilância Epidemiológica do município em que a planta industrial está instalada.

No documento, também consta a indicação de cumprimento de normas do uso de equipamentos de proteção individuais (EPIs); o afastamento dos trabalhadores durante a atividade laboral; e a conduta a ser cumprida quando ocorrerem suspeitas ou casos confirmados. Aos trabalhadores, a determinação é que use corretamente os equipamentos e avisem a chefia imediatamente caso apresente algum sintoma ou sinal compatível com a doença, para que o rastreamento e o bloqueio sejam mais efetivos.

O Centro Estadual de Saúde do Trabalhador já realizou diversas reuniões virtuais e monitora as indústrias de abate. Já foram feitas visitas em grandes plantas frigoríficas no Estado para auxiliar no mapeamento do risco e tomada de decisões para a construção de planos de contingência.

Por AEN

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios