Economia

Produção do milho safrinha ainda resiste à falta de chuvas

A estiagem prolongada, considerada a maior dos últimos 50 anos no Paraná, prejudica lavouras em diversas regiões do estado. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual da Agricultura, o café é um das culturas que sofre forte impacto.

A falta de chuvas durante os meses de março, abril e maio causou dificuldades para o produtor, como o enchimento dos grãos. Cerca de 10% da safra do café foi colhida no Paraná, uma safra menor do que a registrada no mesmo período do ano passado, uma das consequências da seca prolongada.

Segundo o Deral, a falta de chuva é algo que vem atingindo o estado desde junho de 2019 e, mesmo com volumes inferiores na safra 2019/20, foi possível garantir boa produção dos principais grãos da primeira safra como soja, do milho e do feijão.

O produtor Daniel Pereira Fialho, que é produtor no distrito de Lerrovile, confirma esse cenário mais otimista. Segundo Daniel, a produção do milho está em indo bem. Ele mostrou preocupação com as minas d’água, que apresentam vazão bem abaixo da média.

O relatório do Deral aponta que foi em fevereiro que a estiagem começou a ganhar força em todas as regiões do Paraná, com exceção do litoral.

Por Portal Paiquerê

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios