O prefeito de Ibiporã, João Coloniezi (MDB), recebeu na tarde desta terça-feira (4), o Delegado de Polícia Civil, Vitor Dutra de Oliveira; escrivão da Polícia Civil de Ibiporã, Flaubert Semprebom; o vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Samir Basso e representantes do Conselho.
Na pauta do encontro, a confirmação de que a prefeitura de Ibiporã irá firmar um convênio com a Secretaria de Estado da Segurança, para que a sede administrativa da Polícia Civil tenha um novo endereço. Em breve a delegacia vai funcionar em um prédio alugado pela prefeitura. O imóvel fica na avenida dos Estudantes, próximo ao Hospital Cristo Rei.
Saiba mais: Depen assumirá em breve carceragem da delegacia de Ibiporã
Com a mudança, considerada como um marco histórico para a cidade, o prédio da cadeia pública que foi inaugurado em 1985 passará a abrigar apenas os presos. Assim, a carceragem fica em um local e o administrativo da delegacia em outro.
O Depen (Departamento Penitenciário do Paraná), passa a assumir de uma vez as atividades de controle de preso, que não é função do delegado e dos policiais que atuam na cadeia. “Então agora com a assinatura deste convênio, nós vamos dar mais tranquilidade tanto para os servidores, quanto para a nossa população de Ibiporã, que é o ponto mais importante deste acordo”, comentou o prefeito.

© Cleber Pontes / Click Ibiporã
Na avaliação de Coloniezi, a nova sede da Polícia Civil irá proporcionar um atendimento mais humanizado aos moradores da cidade. “A separação da sede da delegacia e da cadeia, vai garantir um melhor atendimento à população, em um ambiente mais agradável, humanizado e seguro. É uma situação que o município assume, atendendo aos anseios da nossa sociedade e isso está bem encaminhado com o delegado Vitor”.
Para o delegado Vitor Dutra de Oliveira, o espaço atende todas as necessidades, já que está em um excelente local, para que a população tenha acesso fácil. O espaço é ideal para nosso setor de investigação e cartórios que são importantes nas investigações. Vamos prestar um serviço melhor para comunidade.
Além disso, Oliveira pretende criar um setor exclusivo para crianças vítimas de crimes, dando assim o tratamento adequado. “Serão feitas algumas adaptações para melhorar a acessibilidade e a partir daí vamos começar o trabalho. Pretendo criar um setor exclusivo para o atendimento à mulher, para que ela tenha conforto e tranquilidade no momento em que vai fazer uma denúncia de agressão”, disse.

© Cleber Pontes / Click Ibiporã
Samir Basso destacou a participação do Conselho nas ações de segurança. “Esse é o papel do Conseg. Essa nova gestão sabe do compromisso com a sociedade e entende que trabalhando em conjunto com a Polícia Militar, com a Polícia Civil, com o Governo Municipal e a Câmara, quem ganhar é a população. O pensamento paperwritings.com tem que ser macro. Temos que olhar para um todo, pois é a população que precisa ganhar”.
Na próxima sexta-feira (7), o secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares deve vir a Ibiporã para um encontro com o prefeito João Coloniezi e formalizar o convênio entre estado e município.
