Destaque

Pessoas entre 20 e 49 anos devem tomar dose de reforço contra o sarampo

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que pessoas entre 20 a 49 anos compareçam até o dia 31 de agosto a uma das seguintes Unidades Básicas de Saúde: Centro de Saúde, Serraia, San Rafael, La Fontaine (Agenor Barduco), Jardim John Kennedy, Taquara do Reino e Jardim Bom Pastor para se imunizar contra o sarampo. É necessário levar documento de identificação com foto e carteira de vacinação. Não precisa de agendamento.

Independente de quantas doses a pessoa já tenha tomado, é importante tomar outra, desde que não tenha sido nos últimos 30 dias. A vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil. As duas primeiras etapas ocorreram em 2019, com a realização de ações nacionais, em outubro, para crianças de seis meses a menores de 5 anos de idade. E, a segunda etapa, foi realizada em novembro para a população de 20 a 29 anos. A terceira etapa, que ocorreu entre 10 de fevereiro a 13 de março deste ano, teve como público-alvo a população de 5 a 19 anos.

Além da campanha nacional, com a imunização de grupos considerados prioritários, a vacina contra o sarampo também faz parte da rotina de vacinação de crianças, adolescentes e adultos, sendo aplicada na rotina das unidades de saúde.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, altamente transmissível, que pode ser fatal. A transmissão ocorre através das secreções expelidas na tosse, no espirro ou na fala. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

Segundo o Setor de Vigilância Epidemiológica, até o momento foram vacinadas 931 pessoas entre 20 a 49 anos. No ano de 2020, o município apresentou três casos suspeitos de sarampo, todos descartados.

Gripe

A Secretaria de Saúde informa que ainda há doses disponíveis contra a Influenza (gripe) para a população acima de seis meses, sem restrições de grupos de risco ou segmentos. Para se imunizar, basta levar documento pessoal com foto e carteira de vacina. Não é necessário agendar.

A vacina contra a influenza fornecida pelo Ministério da Saúde é composta por vírus inativado, e protege contra os três vírus que mais circularam no ano passado pelo hemisfério sul. São eles: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Ela não evita a infecção pelo coronavírus, mas é especialmente importante porque protege a pessoa principalmente da contaminação e de quadros respiratórios mais graves e internamentos relacionados aos vírus da Influenza, contribuindo para o diagnóstico diferencial da Covid-19.

Serviço:

Vacinação contra o sarampo – até 31 de agosto

Quem: pessoas entre 20 a 49 anos

Local: Centro de Saúde, Serraia, San Rafael, La Fontaine (Agenor Barduco), Jardim John Kennedy, Taquara do Reino e Jardim Bom Pastor

Levar documento com foto e carteira de vacinação. Não é necessário agendar.

Vacinação contra a gripe

Quem: população acima de seis meses

Local: Centro de Saúde, UBS Serraia, San Rafael, La Fontaine (Agenor Barduco), Jardim John Kennedy e Taquara do Reino. Gestantes e puérperas procurar a UBS do Jardim Bom Pastor.

Levar documento de identificação com foto e carteira de vacinação. Não é necessário agendar.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios