Destaque

Lixo jogado na rede de esgoto causa transtorno para moradores da rua José Scarpin

Em função do descarte irregular de lixos e resíduos, (SAMAE) substitui coletoras de esgoto

Na última sexta-feira (14), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Ibiporã (SAMAE), executou a substituição de um trecho da rede coletora de esgoto, localizada na Rua José Scarpin, no conjunto José Pires de Godoy. O trecho de rede que apresentava problemas há seis meses por conta do acúmulo de lixo, lançado de forma irregular na rede, formou uma “bucha” de resíduos, impedindo a passagem do fluxo.

Em decorrência deste entupimento, foi necessário cortar o asfalto e abrir uma valeta para acessar as redes, causando transtornos e danos consideráveis ao pavimento.

Valeta foi aberta para acessar as redes, causando transtornos e danos ao pavimento
Foto: Mateus Ciaca/SMCT

“A rede de esgoto não é lixeira. Tudo que é lançado na rede, mesmo de forma não proposital, pode causar entupimentos com consequências graves para o sistema”, explicou o coordenador de redes e ramais de esgoto, Marcos Roberto.

O descarte irregular de resíduos sólidos na rede coletora de esgoto, juntamente com o lançamento de águas de chuvas, são as principais causas de entupimentos. Atualmente a autarquia atende 100% da população urbana com água tratada e 98,5% conta com um sistema de redes coletoras de esgotos. Outro dado é que 100% do volume de esgoto coletado é tratado, índices que fazem de Ibiporã uma referência nacional em saneamento básico.

Com os mesmos problemas de entupimentos, as ruas José Bonifácio e Rui Barbosa terão desobstrução da rede coletora de esgoto.

COMO PREVENIR O ENTUPIMENTO DA REDE COLETORA DE ESGOTO

O uso adequado da rede de esgoto deve ser uma preocupação de todos os usuários. A conscientização é a principal forma de prevenção.

Confira algumas dicas:

– Nunca descarte o óleo usado diretamente no ralo, procure informação sobre o descarte adequado com o SAMAE;

– Ao pentear o cabelo ou fazer a barba, retire os fios que tenham caído na pia e coloque-os no lixo;

– Instale peneirinha em todos os ralos da sua casa;

– Ao lavar a louça, raspe todo resto de alimento e descarte no lixo orgânico;

– Nunca descarte resíduos como: preservativos, absorventes femininos, cotonetes, roupas íntimas ou qualquer outro tipo de resíduo sólido no vaso sanitário.

Com Assessoria do Samae

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios