Eleições2020

José Maria, Gregui e cinco candidatos a vereador são alvos de pedidos de impugnação em Ibiporã

A Justiça Eleitoral em Ibiporã recebeu pedido de impugnação de dois candidatos a prefeito e cinco candidatos a vereador nas eleições municipais deste ano. O promotor eleitoral Thiago Gevaerd Cava é o responsável por um dos pedidos. Trata-se da candidata Leonir Aparecida Pedro, que segundo o MPE “em razão de ter sido exonerada de cargo público efetivo de professora da rede pública municipal”.

Outros quatro candidatos também sofrem pedido de impugnação de suas candidaturas. São eles: Carlos Edis da Silva, Irwim Pereira de Lima, Lucas Keller Botti e Erik Wesley de Araujo Fukuda. Os pedidos foram feitos pelo partido Republicanos e possuem o mesmo teor: “desincompatibilização do serviço público fora do prazo legal”.

Prefeitos

Dois candidatos a prefeito de Ibiporã, se transformaram em alvos de pedidos de impugnação de candidatura. O ex-prefeito José Maria Ferreira (PSD), está sendo alvo de pedido, onde o PTB alega “por Tomada de Contas Extraordinária em 2014 na qual apurou lesão ao erário público pelo atraso no pagamento de INSS o qual ocasionou multa ao município no montante de R$ 55.351,44 (cinquenta e cinco mil, trezentos e cinquenta e um reais e quarenta e quatro centavos) irregularidades insanáveis – sentença Tribunal de Contas do Estado do Paraná com transito em julgado em 2019 – ACÓRDÃO Nº 1387/19 – Tribunal Pleno”.

Já o pedido contra Luiz Henrique Gregui, do PSDB, foi feito por um membro do partido por “suposta irregularidade na convenção do PSDB – Pedido de impugnação de convenção por substituição de membro da executiva sem o consentimento dele”.

Defesa

De acordo com o candidato Luiz Henrique Gregui “o pedido de impugnação se refere a invalidar a convenção por conta da troca de um membro, algo totalmente normal dentro dos partidos. Inicialmente o diretório estadual tirou um membro, logo em seguida trocou toda provisória, alterando inclusive o presidente. Vou aguardar o resultado final. Mas na nossa visão, isso é algo interno de partido totalmente interna corporis”.

José Maria Ferreira, se manifestou através de sua assessoria jurídica, e em nota disse que “O candidato a prefeito pelo PSD, José Maria Ferreira, ainda não recebeu a citação de eventual pedido de impugnação ao requerimento de registro de candidatura. Contudo, já adianta, que não há nenhuma condenação em segundo grau, e também não há nenhum processo julgado no TCE PR, com irregularidade insanável ou com prestação de contas desaprovadas. E assim, quando for citado pela justiça eleitoral, se manifestará nos autos, de forma serena e objetiva, expondo que não há nenhuma causa de inelegibilidade que possa prejudicar sua candidatura”.

O candidato a vereador Caros Edis da Silva, o Kai Kai, informou que “já foi feita a contestação e que acredita na justiça. Vejo isso mais como um ato político, até porque me afastei no prazo determinado pela justiça, já que estava na função de diretor e não secretário”.

Kio Fukuda, disse em nota que “realmente isso existe em algumas cidades essa situação. Algumas cidades o diretor de departamento, ele é o responsável pela pasta, pela secretaria, é ele que assina e ordena a despesas e não é o caso de Ibiporã. Por isso, em Ibiporã o diretor fica livre dessa situação e o prazo não é de seis meses. Ibiporã, o diretor tem que se desincompatibilizar dentro de um prazo menor e foi o que aconteceu. Estou tranquilo e acredito na Justiça”.

Já o ex-vereador Lucas Botti também se manifestou sobre o pedido de impugnação. “Tenho a declarar que meu afastamento para a candidatura está perfeitamente dentro das normas da legalidade. Os advogados já estão providenciando os documentos para comprovação. Esse pedido de impugnação feito pelo Partido Republicanos nada mais é do que uma artimanha para tentar prejudicar quem é reconhecidamente honesto e justo pelo povo ibiporaense”, comentou em nota.

A reportagem também procurou a candidata Leonir Aparecida Pedro. Em sua defesa ela voltou a citar que foi perseguida ao longo dos últimos anos. “Como é de conhecimento de muitos, desde 2019 venho sofrendo perseguição política pela atual gestão, através da secretaria de educação. Que por meio de um ato abusivo de ódio e injustiça fui demitida do serviço público, após mais de 26 anos de magistério no município, sem mancha na minha ficha funcional. Sendo assim, entrei na justiça em busca da minha reintegração para reparar a injustiça sofrida. Até que justiça seja feita sou candidata a vereadora para que mais servidores tenham coragem e busquem seus direitos diante de injustiças e perseguições como sofri e ainda sofro”.

A reportagem do Click Ibiporã procurou também o candidato Irwim Pereira de Lima, porém não houve manifestação até o fechamento desta reportagem.

O prazo para qualquer candidato, partido político ou coligação impugnar os pedidos de registro, terminou no domingo. Todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelas instâncias ordinárias, e publicadas as decisões a eles relativas até 20 dias antes da eleição, portanto até o dia 26.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios