Destaque

Idoso é o segundo a morrer por coronvírus em Londrina

Londrina registrou a segunda morte ocasionada por coronavírus. A vítima é um idoso, de 69 anos, com hipertensão, que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário (HU) de Londrina, respirando com ajuda de aparelho. O óbito foi confirmado à reportagem pela superintendência da instituição de saúde nesta terça-feira (7). Morador do centro, ele viajou junto com a família no mês passado para os Estados Unidos.

O idoso é pai da mulher de 33 anos, que teve alta da UTI do HU no domingo (5). Foi a primeira liberação da unidade desde o início dos atendimentos da Covid-19. Um vídeo do momento que ela vai para enfermaria foi divulgado pelo hospital nas redes sociais e viralizou. Profissionais da saúde fizeram um corredor humano e bateram palmas para celebrar a alta.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o idoso deu entrada no Hospital Universitário no dia 21 de março devido a complicações de síndrome gripal e ao longo da internação foi confirmada suspeita de coronavírus. O quadro evoluiu para insuficiência respiratória, sendo necessária ventilação mecânica invasiva a partir do dia 24. Ele foi transferido para a UTI no dia 25.

O estado de saúde do paciente manteve-se grave, com piora clínica progressiva, e nas últimas 24 horas entrou em choque séptico refratário. O óbito ocorreu às 23h10 de segunda-feira (6). “A secretaria de saúde lamenta a morte e reforça a orientação para as pessoas permanecerem em isolamento domiciliar, que é a forma mais eficaz de evitar a doença”, ressalta texto divulgado pelo Núcleo de Comunicação da prefeitura.

Primeiro óbito

O primeiro óbito pelo novo coronavírus na cidade aconteceu na última sexta-feira (3), sendo um homem de 37 anos. Ele estava internado no Hospital do Coração e tinha comorbidades, como hipertensão, obesidade e pré-diabetes. A suspeita é de que ele tenha contraído o vírus durante viagem a São Paulo, para capacitação com o objetivo de fazer a manutenção de respiradores, já que era engenheiro eletricista.

Isolamento

O Ministério da Saúde divulgou um boletim em que ele abre a possibilidade de isolamento parcial em cidades com ocupação de leitos abaixo dos 50%. Em entrevista à Paiquerê 91,7, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, afirmou que em Londrina, atualmente, a ocupação é 70%. “Essa realidade (menos de 50%) não é a de nenhuma cidade no Brasil. Em Londrina temos ocupação com várias doenças respiratórias”, afirmou.

Ate a noite de segunda-feira (6), Londrina tinha 55 casos confirmados da doença.

Por Portal Paiquerê

 

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios