Notícias

Estado retoma obra do Centro de Educação Profissional de Ibiporã

Construção estava parada desde o fim de 2014 em função da operação que apura irregularidades em construção de escolas.

Após um longo período de paralisação,  cerca de seis anos, o Governo do Paraná  vai retomar a obra do Centro Estadual de Educação Profissional de Ibiporã  (CEEP-Ibiporã), na Região Norte. A recuperação da construção atende a uma determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, que visitou o local nesta quinta-feira (24) e assinou a ordem de serviço que permite a retomada imediata da obra.

O centro de educação estava abandonado desde o fim de 2014 em função das investigações da Operação Quadro Negro, que apura irregularidades em construções de escolas.

O investimento do Estado nesta nova fase é de R$ 7,13 milhões, com prazo de conclusão estimado para o segundo semestre de 2021. “Educação é prioridade e trabalhamos para fazer do Paraná o estado com a melhor educação do Brasil”, ressaltou Ratinho Junior.

Foto: Gilson Abreu/AEN

O governador afirmou que desde que assumiu o Governo do Estado, no início de 2019, cobrou da equipe a finalização de todas as obras que estavam paradas. A determinação, disse ele, é para entregá-las o mais rápido possível à população paranaense. “O Paraná não admite obra inacabada, ainda mais obra inacabada por motivo de corrupção. Essa escola agora será entregue para os estudantes, professores, familiares, para a comunidade do Norte do Paraná”, afirmou.

O CEEP-Ibiporã terá capacidade para atender cerca de 1.200 estudantes, ofertando os cursos de Eletrônica, Manutenção Automotiva, Edificações, Segurança do Trabalho e Química.

Na solenidade, Ratinho Junior falou sobre os avanços conquistados pela educação do Paraná e lembrou que o Estado alcançou a quarta melhor nota do ensino médio entre as redes estaduais do Brasil, segundo dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2017, o Estado ocupava a sétima posição.

O IDEB é realizado a cada dois anos e na edição atual, que mostra resultados da avaliação feita em 2019, o Paraná conseguiu um fato histórico: obteve o maior crescimento de nota no ensino médio – subiu 0,7, saindo de 3,7 para 4,4 pontos. É a maior evolução desde 2005. Se somadas as notas de escolas federais e privadas, o Paraná aparece em terceiro no ranking nacional. “É motivo de muita alegria. Seja com a retomada desta escola ou com o resultado do IDEB. Bons motivos para comemorar”, disse Ratinho Junior.

Por AEN

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios