Destaque

Coronavírus: entenda o que é transmissão comunitária e como ocorre

Último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, aponta que Ibiporã registrou, recentemente, o primeiro caso de transmissão comunitária do novo coronavírus. Isso significa que, diferente dos casos de transmissão local, não é possível identificar a origem da contaminação.

Na transmissão local, sabe-se que uma pessoa se infectou pelo contato com outra, que contraiu o vírus após ter estado em região em que há contágio. Já na transmissão comunitária ou sustentada, não se consegue mais mapear a cadeia de infecção e saber quem foi responsável pela contaminação dos demais.

Segundo especialista ouvido pelo Click Ibiporã, “é um estágio considerado alarmante, por indicar que a circulação do vírus pode estar difusa, não havendo mais um raio restrito de contaminação. Isso potencializa os riscos de transmissão e dificulta o controle da Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus”.

Leia mais: Covid-19: Transmissão comunitária em Ibiporã é registrada e preocupa autoridades

Nesse contexto, as medidas de isolamento social e os cuidados sanitários que têm sido amplamente difundidos ganham ainda mais importância. É preciso reduzir, ao máximo, o contato entre as pessoas e tornar rotineiras as ações preventivas, para minimizarmos a progressão do contágio. Estudos apontam que cada pessoa infectada contamina outras três.

Outro agravante é que a doença pode ser assintomática ou ter sintomas brandos em muitos casos, elevando o potencial de propagação. Nesse cenário, a preocupação é ainda maior com o grupo de risco (idosos, doentes crônicos e pessoas com baixa imunidade).

Como se proteger

– Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão ou, entã, higienize com álcool em gel 70%.

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, não com as mãos.

– Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Para tocar, lave sempre as mãos como já indicado.

– Mantenha uma distância mínima cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

– Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote uma onda amigável sem contato físico, mas sempre com sorriso no rosto.

– Higienize, com frequência, o celular e brinquedos das crianças.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

– Evite aglomerações e mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

– Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos e fique em casa até melhorar.

– Durma bem, tenha uma alimentação saudável e faça atividade física.

Etiquetas

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios