Notícias

Com dias de calor e queda nos casos de Covid-19, turismo ganha força no Litoral do Paraná

Com os casos de Covid-19 aparentemente em queda no Paraná, o litoral paranaense já se prepara para voltar a receber turistas. No último final de semana, conforme relatos de hotéis e pousadas, o movimento já foi grande, em especial por conta do calor registrado em todo o estado.

Para o feriado do dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil, e da Padroeira de Curitiba, Nosssa Senhora da Luz dos Pinhais, no dia 8, a expectativa é que, mais uma vez, haja grande procura por parte dos veranistas, inclusive com a possibilidade de reabertura das praias de alguns municípios.

Desde meados de março, quando o novo coronavírus começou a circular pelo Paraná, os municípios litorâneos, em especial aqueles com praias e mais procurados pelos turistas, tiveram de adotar uma série de medidas para restringir o acesso de pessoas de fora e tentar reduzir o número de contaminações. Por conta disso, barreiras sanitárias foram montadas, com a medição de temperatura de quem adentrava as cidades, exigência de comprovante de residência, preenchimento de formulários e até mesmo a interdição das praias.

Nas últimas semanas, diante da queda no número de novas contaminações, as restrições começaram a ser abrandadas. Em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, por exemplo, o acesso à cidade está liberado todos os dias da semana, sem qualquer tipo de barreira. Durante a semana, os calçadões e as praias também têm acesso livre, sendo interditadas a partir do final da tarde de sexta e assim permanecendo até domingo. Em breve, contudo, a tendência é que mesmo essas restrições sejam flexibilizadas.

Matinhos, por exemplo, publicou ontem um decreto, válido a partir de hoje (1ºde setembro), permitindo “o acesso e a utilização dos calçadões, do mirante (Pico de Matinhos) faixas de areia e água de todas as praias do Município de Matinhos, para a prática de atividades físicas individuais”. Dessa forma, será possível aproveitar a praia mesmo aos finais de semana, embora ainda existam restrições: segue vedada a aglomeração de pessoas; a prática de esportes em duplas ou coletivos; e a utilização de qualquer estrutura para permanência no local, como cadeiras, guarda-sóis e caixas térmicas. Quem for à praia também terá de usar máscara, sob pena de multa e crime contra a saúde pública.

Em Guaratuba, a Prefeitura informou que uma decisão será tomada ainda hoje. Pontal do Paraná não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Por Bem Paraná

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios