Destaque

Campanha contra pólio e multivacinação segue até 30 de outubro

Vacinação contra a poliomielite é para crianças de 12 meses a menores de 5 anos.

Começou nesta segunda-feira (28), em todo o Paraná, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. A ação foi antecipada em uma semana, no Estado, e se estende até o dia 30 de outubro, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SESA). No calendário nacional, a campanha ocorrerá entre os dias 5 e 30 de outubro. Contudo, no Paraná, a vacinação terá uma semana a mais de duração, a fim de ofertar mais oportunidades de vacinar os filhos, especialmente durante a pandemia.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é dirigida a crianças a partir de 12 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade. Esta vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança.

A poliomielite é causada por vírus, pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. A vacinação é a única forma de prevenção.

Já a Campanha de Multivacinação tem o objetivo de atualizar a caderneta de vacinação da criança e do adolescente menor de 15 anos de idade. Estão sendo ofertadas 14 vacinas: BCG que previne as formas graves de tuberculose, a  Pentavalente  que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B, Rotavírus Humano contra a diarreia,  Pneumocócica 10 contra a pneumonia meningite e otite,  Meningocócica C e ACWY que previne contra meningites, Tríplice Viral contra sarampo, caxumba e rubéola, vacina contra a varicela, vacina HPV que previne alguns tipos de câncer em jovens,  vacinas da Hepatite A e Hepatite B e ainda a vacina contra a Febre Amarela.

As doses dessas vacinas estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ibiporã. Para as crianças de um a quatro anos não é necessário agendamento. Já para as maiores de cinco, a SMS solicita  que os pais ou responsáveis agendem um horário na UBS de referência, por telefone (3178-0314;3178-0350;3178-0351 e 3178-0363), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou no site da Prefeitura: www.ibipora.pr.gov.br. A medida visa evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus.

No ato da vacinação é necessário levar um documento da criança e é desejável que se tenha a Carteira de Vacinação em mãos. Segundo a SMS, caso a criança ou adolescente estiver com sintomas ou confirmação de Covid-19 deve se imunizar 14 dias após o término dos sintomas. Caso esteja isolada por ter contato com pessoa que esteja com suspeita ou confirmação da doença, deve se vacinar assim que for liberada do isolamento.

Em Ibiporã, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 2.642 crianças contra a poliomielite (95% do público-alvo). “Neste período de pandemia, muitos pais deixaram de levar os filhos nos postos, então este é o momento de deixar em dia a situação vacinal. Os índices de cobertura caíram em todo País nos últimos anos, colocando em alerta os profissionais da saúde. A erradicação de algumas doenças trouxe a falsa ideia do desaparecimento total e para sempre destes agravos. A vacinação é um ato de amor, além de ser segura e eficaz”, ressalta a coordenadora de Epidemiologia, Vanessa Luquini.

Dia D

Com o objetivo de facilitar o acesso da população às vacinas e observar as medidas de proteção contra a Covid-19, a Secretaria de Saúde realizará vacinação em dois sábados do mês de outubro. No próximo sábado, dia 3, o “Dia D” será realizado no Centro de Saúde (posto central), das 9 às 16 horas. Além das doses contra a pólio e multivacinação, haverá vacinação contra a Influenza (gripe), para pessoas acima de seis meses, e contra o sarampo (dose de reforço) para adultos de 20 a 49 anos.

As doses contra o sarampo, gripe e poliomielite também estarão disponíveis no sistema drive thru (no carro). A vacina contra a gripe não possui restrições de grupos de risco ou segmentos. Já a dose contra o sarampo, é contraindicada para gestantes, quem teve reação grave a uma dose aplicada anteriormente e para pessoas com imunodeficiência clínica ou laboratorial grave (com sistema imunológico sem capacidade para reagir bem à doença). A Secretaria de Saúde orienta que caso a pessoa esteja com sintomas respiratórios aguarde a melhora para poder se vacinar.

Outra oportunidade de atualizar a carteira de vacinação será no sábado (17). Neste dia, o Centro de Saúde, e as UBS do Serraia, San Rafael, La Fontaine (Agenor Barduco) e Bom Pastor estarão abertas das 9 às 16 horas, e as do Jardim John Kennedy e Taquara do Reino das 8 às 12 horas, para imunizar a população. O sistema drive thru será realizado apenas no Centro de Saúde.

Com Assessoria 

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios