Boletim epidemiológico sobre a Dengue ainda traz números alarmantes

A situação das arboviroses provocadas pelo mosquito Aedes aegypti ainda é preocupante em Ibiporã, que continua em estado de epidemia. Em relatório divulgado na última terça-feira (19) pelo Setor...
© Divulgação/NCS/PMI

A situação das arboviroses provocadas pelo mosquito Aedes aegypti ainda é preocupante em Ibiporã, que continua em estado de epidemia. Em relatório divulgado na última terça-feira (19) pelo Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, aponta que até a presente data foram notificados 7.257 casos, sendo 4.212 positivados, 2.429 descartados e 616 ainda não foram encerrados.

Entre os confirmados, 101 pacientes apresentaram “dengue com sinais de alarme” e três casos tratados como “dengue grave”, sendo que um evoluiu a óbito. Desse modo, a incidência de casos até o momento é de 8.044,992/100.000 habitantes.

De acordo com o Setor de Vigilância Epidemiológica, a circulação viral tem sido do vírus tipo 2, tendo sido identificado 30 casos. Também foram investigados três casos suspeitos de Chikungunya, todos já descartados. Um caso e Zika Vírus foi notificado, porém, também foi descartado.

Dengue, Chikungunya e Zika são arboviroses de importância sócio econômica, que afetam o ser humano e constituem em sério problema de saúde pública no mundo. As doenças ocorrem e disseminam-se especialmente em países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que é o principal vetor.

Apresentam sazonalidade coincidente com o verão e o controle principal são medidas de combate ao mosquito transmissor. A Secretaria Municipal de Saúde vem aplicando um novo inseticida chamado Cielo-ULV, que foi adquirido pelo Ministério da Saúde. O inseticida está sendo aplicado pelos agentes de endemias por meio da bomba costal.

O produto é um reforço no combate à Dengue, porém, ainda se faz necessário o cuidado e participação por parte da população

Com assessoria

Categorias
Destaque

POSTS RELACIONADOS