Eleições2020

Assaí tem renovação total na Câmara e na chefia do executivo

Nenhum vereador se reelegeu. O atual prefeito ficou em terceiro lugar na disputa.

A Câmara Municipal de Assaí tem 9 vereadores. Sete tentaram a reeleição e nenhum conseguiu. O fato é inédito na cidade, que tem 88 anos e pouco mais de 15 mil habitantes. O atual presidente do Legislativo, Amarildo Aparecido Correia, o Amarildão, do PSB, credita a derrota a uma campanha de difamação promovida por adversários políticos e até por colegas de partido. Ele vai completar 8 anos no cargo de vereador e acha que a desaprovação do atual prefeito também contribuiu para a renovação total na Câmara.

O atual prefeito, Acácio Secci, do PPS, ficou e terceiro lugar na disputa pelo executivo, com 24% dos votos. No início do ano ele foi acusado de assédio sexual. Para o cientista político, Mário Lepre, campanhas com muitas brigas, escândalos e nível de stress alto costumam afastar o eleitor e têm repercussão nas urnas.

Lepre avalia que uma renovação de até 50% no quadro do legislativo é saudável. Mas uma renovação total pode trazer efeitos colaterais negativos, afinal, junto com ela vem a falta de experiência para lidar com os processos e responsabilidades da casa.

A vereadora Michelle Morikawa não tentou a reeleição. O vereador Antônio Gavião tentou a vaga de prefeito, em Assaí, e teve apenas 7% dos votos válidos.

Por CBN Londrina

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios